O Empenho, a responsabilidade e a ambição são atributos imprescindíveis a todos aqueles que almejam realizar um percurso escolar coroado de êxito.
Os bem sucedidos devem servir de exemplo e o seu sucesso deve ser motivo de celebração e regozijo.

O Quadro de Mérito da EPAMG visa distinguir, valorizar e estimular os seus alunos para a procura da melhoria contínua dos seus desempenhos académicos (saber conhecer e saber fazer) e sociais (saber viver com os outros e saber ser), assim como estimular o gosto por aprender e a busca da excelência.
O Quadro de Mérito reconhece os alunos que, no final de cada período:
1.Revelem grande capacidade de superação de dificuldades;
2.Alcancem excelentes resultados escolares na avaliação interna;
3.Produzam trabalhos académicos de excelência ou realizem atividades curriculares ou de complemento curricular de relevância;
4.Desenvolvam iniciativas ou ações de reconhecida relevância social.
Áreas do Quadro de Mérito
Compete aos professores de conselho de turma nomear o aluno ou grupo de alunos da turma que se enquadram nas áreas que constam do quadro de mérito.
1.Atitudes e valores;
2.Aproveitamento;
3.Menção Honrosa.
Critérios de acesso ao Quadro de Mérito
Constituem critérios de acesso ao Quadro de Mérito os seguintes:
1.Atitudes e valores
a)Manifestação de um espírito de entreajuda relevante e continuado e/ou contribuição em ações de benefício social ou comunitário na escola ou fora dela.
b)Aplicação e esforço demonstrando progressos traduzidos numa melhoria significativa do rendimento escolar e conduta social e ética como resultado de um esforço continuado de melhoria contínua.
c)Realização de trabalhos originais e de excecional qualidade no domínio das artes, literatura, ciência ou tecnologia.
d)Destaque na obtenção de êxito em provas internas ou externas e espírito desportivo.
2.Aproveitamento
Obtenção de excelentes resultado escolares, traduzidos por:
a)Obtenção de média mínima de 14 valores, no conjunto das disciplinas;
b)Não poderão ser considerados os alunos com módulos em atraso.
3.Menção Honrosa
a)Desempenho excecional em atividades de enriquecimento curricular, participação exemplar na promoção de atividades culturais ou recreativas e/ou atribuição de prémios resultantes da participação em concursos promovidos por entidades internas e externas à escola.
Constituem critérios cumulativos para qualquer área do Quadro de Mérito:
a)Uma apreciação global satisfatória relativamente ao comportamento, não podendo nenhum aluno integrar o Quadro de Mérito em qualquer das suas categoriais se tiver sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar, devidamente registada;
b)A ocorrência de mais de metade do limite de faltas de presença e/ou atraso injustificadas impossibilita o aluno de integrar o Quadro de Mérito;
c)Bom relacionamento com todos os elementos da comunidade escolar.
Existe ainda o Quadro de Mérito de Turma.